11 julho, 2010

Como Esquecer - filme brasileiro


Brasil, um País rotulado pelo futebol e as "popozudas" (expressão fora de moda), que adora prezar pelos direitos humanos e argumentar que aqui não há discriminação, tem em sua mídia e produção de mercado uma estreita seleção de homens e mulheres brancos, bem-sucedidos e heterossexuais, mesmo com a alta diversidade que nos formam.

Mas o cinema tem quebrado algumas barreiras, depois de Querô, Carandiru, ó pai ó, tantos outros dramas cômicos que o homossexual é agredido e satirizado, começa a atentar para relacionamentos além do dado pejorativo circundante na sociedade. Primeiro "do começo ao fim", um filme de Aluizio Abranches (2009), agora começa a produzir um romance onde um casal de amigos, uma lésbica (Ana Paula Arósio) e um homossexual (Murilo Rosa), tentam lidar com o fim de seus relacionamentos, então após "do começo ao fim" temos nova reflexão: "Como esquecer", de Malu de Martino.

Porém, muitas barreiras ainda são impostas: "Em países católicos, há uma grande tendência a considerar os homossexuais como de um mundo à parte, estimulando o preconceito e a segregação", afirma a diretora Malu De Martino, de Mulheres do Brasil. "Uma vez que falamos de uma relação gay, há ainda um novo desafio, que é trazer essas mulheres para um lugar comum, já que não existe conflito sobre suas opções sexuais."

O roteiro, escrito ao longo de três anos, é baseado no livro Como Esquecer - Anotações Quase Inglesas, uma história com toques autobiográficos de Myriam Campello, publicada em 2003. O longa-metragem teve locações no Rio de Janeiro e em Londres, com produção da experiente Elisa Tolomelli (Sonhos Roubados, Benjamim, Cidade de Deus).

Como Esquecer deve estrear primeiro no Rio, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Salvador e Recife. Depois, o filme segue para outras capitais e cidades do interior, previsão de estréia para outubro de 2010.

Ansioso por novidades.

Informação tida pelo: http://forumbaianolgbt.blogspot.com/2010/07/com-ana-paulo-arosio-e-murilo-rosa.html em julho de 2010.

Um comentário:

  1. engraçado, "país católico". na teoria é laico. vai entender. ancioso para ver o filme que renderá reflexões.

    ResponderExcluir